AVISO DE REGATA 2022

3ª alteração

LogoRegata4.jpg

26 de Março de 2022

 

                     Patrocínio Master                                     Organização

mar vel.jpg

Apoios

 

apoio.jpg

 

01. ÁREA DA REGATA: Baia da Ribeira, Angra dos Reis/RJ, largada nas proximidades da Laje do Sítio

 

 

02. REGRAS  (confira links abaixo) 

A Regata será disputada sob as seguintes Regras:

  1. Regras de Regata à Vela 2021/2024 World Sailing;
  2. Determinações da CBVELA, FEVERJ e da ABVO;
  3. Regras das classes: APS, CRUZEIRO APS, RGS, RGS Clássicos e Mocra;
  4. Instruções de Regata incluindo as alterações feitas pela comissão de regata.

 

 

03. CLASSES CONVIDADAS

 

APS  

Cruzeiro (conforme regras da classe em Angra dos Reis)

RGS

RGS Clássicos

Bico de Proa Monocascos

Multicascos Mocra

Multicascos AVEMO

 

 

OBSERVAÇÕES:

 

  1. RGS e RGS Clássicos devem apresentar Certificado Válido para 2022 obrigatoriamente.

 

  1. RGS Clássicos conforme regras da classe para veleiros com ano de fabricação inferior a 1977. Apenas velas de Dacron serão permitidas.

 

  1. Classe APS necessária filiação à FARVO  com anuidade 2022 paga.

 

Classe Cruzeiro: utiliza Fator de Correção de Tempo (FCT) médio do modelo do veleiro constante da Tabela "Intervalo de FCTs" publicada pela FARVO. Os modelos que não constam da lista terão seus FCTs decididos pela Comissão Técnica. PARA A CLASSE A CRUZEIRO, conforme regras da classe, haverá bonificação de 5% no FCT: para veleiros sem Balão (Assimétrico ou Simétrico) inclusive Gennaker e Code Zero. Esta informação deve constar da FICHA DE INSCRIÇÃO como CRUZEIRO SEM BALÃO. Toda inscrição na classe cruzeiro que não tiver o complemento SEM BALÃO não terá direito ao bônus. Classe permitida para qualquer veleiro de cruzeiro. Proibido uso de velas de qualquer material exótico, isto é, que não sejam Dacron, Prolan ou Nylon.

 

  1. BICO DE PROA, não será aplicado nenhum fator de correção de tempo. A classificação será por ordem de chegada. Só podem participar da Categoria BICO DE PROA veleiros de CRUZEIRO. Proibido uso de velas de qualquer material que não seja Dacron, Prolan ou Nylon.

 

  1. CLASSE Multicascos AVEMO: por solicitação dos inscritos a classe multicascos utilizará sistema de classificação com ratin proposto pela AVEMO. A fórmula considera: Comprimento do barco, área vélica na orça (ou seja mestra + buja e deslocamento ou peso do barco). Os fatores de correção serão informados pelos participantes em comum acordo.  

 

  1. Multicascos: Não há regras a respeito de material ou tipo de velas informados pelas classes de multicascos.

 

  1. A classe, regra ou categoria que o veleiro concorre poderá ser reavaliada e modificada pela Comissão Técnica.

 

Para formar uma classe/categoria essa deve ter mínimo 3 inscritos, caso contrário os inscritos numa classe não formada serão inscritos em outra classe sob critérios da Comissão Técnica.

 

j. Casos especiais individuais serão analisados e decididos pela comissão técnica e não poderão ser contestados.

 

 

04. PERCURSOS:

Serão publicados detalhes dos percursos nas Instruções de Regata.

Local:  Baia da Ribeira, Angra dos Reis.

Percurso 1 (10 a 12 milhas): Classes todas as categorias das classes RGS, APS e Clássicos

Percurso 2 (6 a 8 milhas): todas as categorias das classes Bico de Proa, Cruzeiro e Multicascos (Avemo e Mocra)

 

 

  

05. INSCRIÇÕES 

 

As inscrições não estão abertas. 

 

Os comandantes inscritos em 2020 foram notificados por e-mail para confirmar sua participação em 2022, até 20 de fevereiro de 2022, quem não o fez foi considerado desistência. A inscrição de novos tripulantes também não será mais possível.


Os veleiros inscritos têm direito a um Kit da Regata por tripulante (camiseta, bolsa e brindes) e participação no evento esportivo. A programação social só será definida em março, de acordo com o protocolo da Prefeitura de Angra dos Reis vigente na ocasião.

06. PREMIAÇÃO

Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe.

Serão premiados os veleiros Fita-Azul das marcas: Delta e Beneteau

 

Os detalhes da cerimônia de premiação serão divulgados posteriormente.

 

 

07. RESPONSABILIDADES

 

A decisão de competir é particular e individual, portanto a responsabilidade também é de cada indivíduo.

 

Os organizadores desta regata se eximem de quaisquer responsabilidades, ferimento ou lesões a pessoas e/ou avarias em iates e material, decorrentes da participação, sob qualquer forma, nesta Regata. Os Comandantes dos barcos envolvidos assumirão as responsabilidade e coberturas, inclusive as que envolverem terceiros, consequentes de sua participação na Regata.

 

Os Organizadores, a Marina JL Bracuhy e o Hotel Samba se eximem de qualquer responsabilidade quanto a participação dos velejadores e convidados nos eventos sociais. A decisão de participar destes também é individual e particular. Todas as medidas de proteção contra o vírus COVID 19 devem ser respeitadas.

 

Os tripulantes dos veleiros durante a participação na regata devem tomar as medidas necessárias exigidas pelo comandante da embarcação sem interferência ou responsabilidade da organização.

 

 

08. QUADRO DE AVISOS

 

As informações complementares a esse AR (Aviso de Regata) serão publicadas no Quadro de Avisos, menu da página www.regatabracuhy.br e grupo de WhatsApp com mesmo nome. Os inscritos devem atentar-se ao conteúdo deste Quadro, a fim de receber atualizações, modificações, prazos, procedimentos, definições, publicações da Comissão Organizadora e da Comissão Técnica. O Quadro de Avisos é considerado anexo ao AR. Mantenha seu telefone celular cadastrado para receber as mensagens do Quadro de Avisos no grupo de comandantes no WhatsApp e/ou verifique o site da Regata frequentemente.